Últimos assuntos
» Existe livre-arbítrio?
Ter Maio 27, 2014 9:28 am por Renato

» Forum Canal de HIstoria
Dom Fev 26, 2012 4:19 pm por Valisum

» Mudança nas atitudes dos encarregados de educação
Dom Nov 13, 2011 9:10 am por Renato

» Que é Deus? Ele existe? Como?
Sab Nov 12, 2011 7:33 am por Renato

» Darwin e a teoria da evolução
Seg Ago 15, 2011 8:06 pm por Varela

» Fórum Máscaras de Deus - Filosofia Oriental e Espiritualismo Prático
Seg Maio 23, 2011 3:59 am por Renato

» Alpha Centauri - Filosofia Oriental e Espiritualismo
Qui Abr 21, 2011 7:25 am por Renato

» Videos imperdiveis...
Sex Mar 11, 2011 1:06 pm por Renato

» Cartoons Engraçados
Dom Jan 30, 2011 9:18 pm por Renato

Partido Pelos Animais

Professor da Universidade do Minho (Braga) demitido.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Professor da Universidade do Minho (Braga) demitido.

Mensagem  Carlos Filipe em Ter Jun 30, 2009 12:34 am

Venho colocar, pensadores, esta seguinte noticia:

Daniel Silva, de pseudónimo "dissidências" era cronista do Correio do Minho e dono de um blog de sátira politica e social chamado " Dissidências". Seus alvos, os políticos e suas más decisões, eram vitimas de uma linguagem muito recheada de humor e ironia. A dada altura, a UM "convidou" o Professor Daniel Silva, a deixar-se de crónicas engraçadinhas, até que em Março de 2008 o seu blog foi literalmente fechado. Desde ai, até a pouco tempo, ele criou outro blog, acreditando viver num país que acima de tudo têm, liberdade de expressão. Todavia, a UM, decidiu não renovar o contrato com ele, justificando que foi por causa das suas criticas e sátiras à política e sociedade Portuguesas no seu blog. No final, acabou demitido por apenas dar a sua opinião.

A Notícia in Público : http://sol.sapo.pt/photos/dissidencias/images/1280400/original.aspx

O Blog: http://sol.sapo.pt/blogs/dissidencias/default.aspx

O povo português apenas tem permissão para usar a língua contra os políticos, não os neurónios. (:
Carlos Filipe
Participante
Participante

Ver perfil do usuário

Re: Professor da Universidade do Minho (Braga) demitido.

Mensagem  Renato em Qua Jul 01, 2009 3:33 am

Meu caro Carlos,
Li a notícia e também um trecho do blog do autor, aquele que fala sobre a revista Playboy (me parece que essa revista ridícula existe no mundo inteiro).
"Acabou sendo demitido apenas por dar a sua opinião"??
Veja o que ele escreve no seu blog: "E porque quando se fala em Fátima, me vem logo à cabeça o futebol, finalizo esta crónica com um pensamento profundo, que me assaltou logo a seguir ao jogo de (não) apuramento para o Mundial2010, Portugal-Suécia: “Com professores já não vamos lá. Resta-nos os doutores”.

O "blogueiro" escreve bem e tem um senso de humor sarcástico bem refinado.
Eu penso que houve uma retaliação por parte da Academia. Me parece que o autor faz críticas à Academia, e o seu tribunal da Inquisição, não perdoa aqueles que se esquecem de lhe dar o ósculo sagrado diariamente.
Agora, esse cara está em má situação, porque o caso foi divulgado. Sofrerá retaliações por toda parte. Digamos que seja (compará-lo a Erasmo de Rotterdam, seria exagero) um Giordano Bruno na vida, das ciências humanas.
Criticar publicamente, de maneira satírica e mordaz políticos e instituições, é uma coisa. Outra bem diferente é criticar a Academia quando se está no seu seio...
Não que eu defenda a Academia, mas estou dizendo que essas são as regras do jogo!!!!!
Porque, ou as pessoas que estão no seio da Academia (graduandos, mestrandos e doutorandos) não conhecem as regras do jogo (graduandos não conhecem) ou fingem não conhecer. Fico com a última hipótese. Ali é preciso manter a boca bem fechada, e sempre que for abri-la para um comentário em aula ou em público deve-se contar até 100 antes de o fazer.
Uma vez escrevi um texto longo e bem fundamentado historicamente criticando a Academia, e o publiquei no sítio do CMI - centro de mídia independente (acho que é mais ou menos isso o nome, não me lembro direito) e apareceu por lá um doutoreco criticando o texto, defendendo com unhas e dentes os vários intelectuais das várias áreas de atuação acadêmica (humanas, exatas, biológicas etc); esse texto meu foi sepultado no local "Artigos escondidos", como tantos outros.
Então, não sei se se trata de uma retaliação "anti-democrática", como supõe você. Acho que o infeliz doutorando infringiu regras que, embora não estejam escrita, está patente a todos que estão no meio acadêmico.
É como se você vivesse na época da Inquisição (já ouviram falar de Hildebrando de Azambuja? o maior inquisidor de todos os tempos!!!), e sendo padre dominicano, viesse a falar mal do Santo Ofício aos quatro ventos.

E tem mais: a Academia de Ciências Sociais e Humanas, embora se autodenomine "crítica da sociedade" e "defensora da democracia e dos direitos humanos" é muito mais reacionária do que se pensa - incluindo os marxóides empedernidos que hão de conduzir um dia, à sociedade ao fim (=termo) da política demandando o paraíso.

E pode ser também que seus pares se sentiram ofendidos, pois não se pode ignorar que hoje, a Academia está perfeitamente mancomunada com interesses políticos e econômicos

Mas esta, é apenas a minha opinião, já que você a pediu: ele está sendo julgado, e provavelmente poderá ser condenado à fogueira, "para purificar seus pecados e se salvar do fogo do inferno".
Renato
Participante Dedicado
Participante Dedicado

Ver perfil do usuário

Mensagem  dire Z'one em Qua Jul 01, 2009 5:43 pm

Realmente! Eu, para ser sincero, achei bastante graça ao blog do senhor, faz me lembrar eu próprio Razz ! Já tinha tentado falar neste tópico mas não consegui por alguma razão, talvez divina, para dizer que não acho de todo justo que não lhe renovem o contracto com tais alegassões! A coordenadora afirmou que basicamente ele não trabalhava o suficiente. Outro qualquer disse: que ele desprestigiava a instituição. Isto quando o blog e a UM não estão directamente ligados senão pelo individo que, acho, só vem falar da mesma depois do incidente ter acontecido, oque é justo! Acho realmente estupido que isto acontessa em Portugal! E agora que penso, não sei bem a que orgãos ele poderia recorrer se não aos de comunicação social, para resolver o problema. Talvez seja o nosso amigo Sócrates, não tava porreiro para ele, o blog, secalhar!

Abraços, Dire Idea
dire Z'one
Participante Regular
Participante Regular

Ver perfil do usuário

Mensagem  Renato em Qua Jul 01, 2009 6:31 pm

dire Z'one escreveu:Já tinha tentado falar neste tópico mas não consegui por alguma razão, talvez divina,
Abraços, Dire Idea

Ou talvez por que aki seja o crespúsculo dos pensadores (ou do autor, quem sabe)?
Renato
Participante Dedicado
Participante Dedicado

Ver perfil do usuário

Mensagem  dire Z'one em Qua Jul 01, 2009 8:54 pm

Very Happy Não, creio que tenha sido um problema de ligação ao site. Mas sempre é suspeito o nosso amigo Sócrates! Porquê? Porque ele é o senhor e dono absoluto de Portugal. Mas virão, em breve, outros para o substituir mas não com tanta potencia! Razz

P.S.: Acho que tenho um problema a transcrever o que penso porque quando vou a reler está tudo trocado Rolling Eyes . Deve ser por isso que não tenho grandes notas! O quê vale é que os professores só pelo que falo dão me de 2 a 3 valores em 20 e assim mantenho uma média de pouco mais de 15 oque é bem mais doquê nessecito para onde vou. Razz

Abraços, Dire Idea
dire Z'one
Participante Regular
Participante Regular

Ver perfil do usuário

Mensagem  Filipe Galvão em Sex Jul 03, 2009 7:21 pm

dire Z'one escreveu:Very Happy Não, creio que tenha sido um problema de ligação ao site. Mas sempre é suspeito o nosso amigo Sócrates! Porquê? Porque ele é o senhor e dono absoluto de Portugal. Mas virão, em breve, outros para o substituir mas não com tanta potencia! Razz

P.S.: Acho que tenho um problema a transcrever o que penso porque quando vou a reler está tudo trocado Rolling Eyes . Deve ser por isso que não tenho grandes notas! O quê vale é que os professores só pelo que falo dão me de 2 a 3 valores em 20 e assim mantenho uma média de pouco mais de 15 oque é bem mais doquê nessecito para onde vou. Razz

Abraços, Dire Idea

E já agora se não é indiscrição, para onde queres ir?
Filipe Galvão
Coordenador Principal
Coordenador Principal

Ver perfil do usuário http://pensadores.livreforum.com

Mensagem  dire Z'one em Sex Jul 03, 2009 8:22 pm

Olá. Estava entre económia e filosofia, mas resolvi ir para filosofia!

Abraços, Dire Idea
dire Z'one
Participante Regular
Participante Regular

Ver perfil do usuário

Mensagem  Filipe Galvão em Sex Jul 03, 2009 8:46 pm

Mas vais ingressar já este ano? Já escolheste a universidade?
Filipe Galvão
Coordenador Principal
Coordenador Principal

Ver perfil do usuário http://pensadores.livreforum.com

Mensagem  dire Z'one em Sex Jul 03, 2009 8:51 pm

Não, só vou ingressar para o ano. Em princípio vou para a Nova de Lisboa.

Abraços, Dire Idea
dire Z'one
Participante Regular
Participante Regular

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: