Últimos assuntos
» Existe livre-arbítrio?
Ter Maio 27, 2014 9:28 am por Renato

» Forum Canal de HIstoria
Dom Fev 26, 2012 4:19 pm por Valisum

» Mudança nas atitudes dos encarregados de educação
Dom Nov 13, 2011 9:10 am por Renato

» Que é Deus? Ele existe? Como?
Sab Nov 12, 2011 7:33 am por Renato

» Darwin e a teoria da evolução
Seg Ago 15, 2011 8:06 pm por Varela

» Fórum Máscaras de Deus - Filosofia Oriental e Espiritualismo Prático
Seg Maio 23, 2011 3:59 am por Renato

» Alpha Centauri - Filosofia Oriental e Espiritualismo
Qui Abr 21, 2011 7:25 am por Renato

» Videos imperdiveis...
Sex Mar 11, 2011 1:06 pm por Renato

» Cartoons Engraçados
Dom Jan 30, 2011 9:18 pm por Renato

Partido Pelos Animais

Resoluções inteligentes para políticas decadentes...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Resoluções inteligentes para políticas decadentes...

Mensagem  Douglas M. em Sab Jul 25, 2009 2:39 am

Inauguro este tópico justamente para que possamos refletir sobre o sistema atual de governo que rege nossos países (creio que deste fórum participem tanto brasileiros quanto portugueses). A democracia, como já havia dito em outro tópico, é um sistema que mantém a competição natural ("o mais forte subjugando o mais fraco") na nossa sociedade. Esse meio de governo, idealizado por Rousseau, e tipo por muitos como o "melhor modo de governo que conhecemos", parece já estar ultrapassado. Nos dias atuais a situação fica cada vez mais grave: a população aumenta, o abismo entre ricos e pobres aumenta, a preocupação em preservar os direitos individuais de propriedade aumenta. Uma plutocracia detém o poder em suas mãos através de tais práticas e a democracia se resume aos interesses destes. Mesmo tendo o povo o direito de escolher seus representantes, quando se trata de educação, informação imparcial e políticas claras, o povo fica à deriva (isso posso afirmar, falando do Brasil). A população acaba se tornando muito "manobrável", com a progaganda certa tudo se arranja. Falando em propaganda, é exatamente esta o espírito do mundo capitalista e democrata: atribuir valores a coisas que são convinientes de se valorizar (quando a moda se tornou uma indústria, afinal de contas?). Um ação tendo como objetivo a própria sublevação da sociedade contra o sistema então vigente, seria o mais "justo" no momento. Haja vista que todos somos participantes, direta ou indiretamente, nesta sociedade, todos temos a responsabilidade de manter a NOSSA própria existência. Este é o objetivo de viver em sociedade, caso contrário, seria melhor uma anarquia. Enfim, gostaria da opinião dos amigos sobre o assunto e sobre medidas a serem tomadas (isso se concordam comigo, claro), tendo sempre em vista se é plausível ou não tomar tais medidas.

Uma boa noite a todos!

Douglas M.
Participante
Participante

Mensagens : 27
Data de inscrição : 24/07/2009
Idade : 26
Localização : Brasil

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Resoluções inteligentes para políticas decadentes...

Mensagem  dire Z'one em Sab Jul 25, 2009 3:44 am

Olá. Ora bem a democracia, na minha opinião, é o sistema que abre mais horizontes aos individos. Em termos gerais é importante ser competitivo e activo dentro de uma sociedade democratica, no entanto, isso não reflecte obrigatoriamente um sistema em que sobrevive os mais fortes, pela canabalização dos mais fracos.

Podemos ter em conta um sistema parecido à democracia que é a tecnocracia. Nele o poder político é usado pelo poder comercial, que domina os sectores. Claro que com bastante dinheiro podemos sempre vencer eleições, mesmo dentro da democracia. Alias é assim que custuma ser. Uma condição sine qua para se vencer é ter uma campanha bem elaborada de rios de dinheiro. A diferença está onde o impacto desse dinheiro vai cair. Por exemplo a Coreia do Sul sendo praticamente uma tecnocracia desenvolveu problemas graves de liberdade. Nem imagino como seria se os EUA tivessem na mesma sintuação. Embora ainda assim tenham uns pequenos monópolios no que toca à farmaceutica e aos alimentos GM( geneticamente modificados). Parecendo que não o domínio das empresas sobre o Estado provoca uma grave crise de liberdade, especialmente quando se fala em patentes intelectuais( na verdade não me lembro como era exactamente, são patentes sobre coisas como um dado DNA( procurem por monsanto, uma empresa que só anda metida em trafulhisses e que, junto com outra empresa qualquer americana, é a líder do mercado de alimentos trangénicos)

Só falo da tecnocracia porque é a mais viavél a substituir a comum democracia. No entanto, não me parece que estejamos tão mal assim com a democracia. Tirando os orgão de poder corruptos acho que a democracia é boa. É importante é constituir orgão capases e independentes para supervisionar tudo. E acho que por agora é tudo.

Abraços, Dire Idea
avatar
dire Z'one
Participante Regular
Participante Regular

Mensagens : 66
Data de inscrição : 26/06/2009
Idade : 26
Localização : Num Universo Relativamente Longe do Teu, Sir!

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Resoluções inteligentes para políticas decadentes...

Mensagem  Douglas M. em Sab Jul 25, 2009 4:37 pm

Entendo seu ponto de vista Dire. A tecnocracia, apesar dos problemas de liberdade que citaste, parece mais interessante que a democracia pois visa a elevação do padrão de vida da população (os cidadãos trabalham menos, por exemplo.). Mas esse tipo de sistema é inviável no momento para a grande maioria dos países. A Coréia do Sul tem um dos melhores ensinos do planeta: aproximadamente 80% dos jovens entram na universidade, as crianças passam de 8 a até 15 horas na escola, o analfabetismo é praticamente zero. Em países como o Brasil ou como os do Leste Europeu, por exemplo, isso não se repete, a educação, que é a base de uma sociedade tecnocrática, beira a falência. A implantação de tal sistema, deveria ser precedido ainda de muitas coisas. Dentro dos atuais moldes de governo, creio eu, seria muito difícil tal reforma. Essa questão da educação está mais do que batida e mesmo assim o governo (o brasileiro) insiste em políticas paternalistas que, no máximo, diminuem a evasão escolar.

Mas se é para ter alguma idéia, creio que a chave está em fazer o mesmo que os políticos. Fazer uma propaganda em massa contra as "incoerências" do sistema de governo (para isso seria necessário o apoio de várias instituições, que deverão ganhar algo com isso, claro. ), deste modo talvez seja possível alguma transformação. Oferecer ao povo uma alternativa que o agrade mais. Haja vista que esta também deve ser vantajosa aos capitalistas. Tenho alguns vislumbres a respeito disso, trabalharei nelas e depois pretendo expor aqui.

Um abraço!

Douglas M.
Participante
Participante

Mensagens : 27
Data de inscrição : 24/07/2009
Idade : 26
Localização : Brasil

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Resoluções inteligentes para políticas decadentes...

Mensagem  Peregrino em Qua Jul 29, 2009 2:29 am

Muitas idéias e formas de governo são boas no papel, mas acho que foi esquecido aqui um aspecto importantíssimo, que diferencia substancialmente o êxito ou relativo fracasso em planos de governo: A cultura e forma de pensar da população. E é nisso que está o calcanhar de aquiles da política brasileira.

Não adianta ter a melhor forma de governo se os políticos que são eleitos saem de uma sociedade desonesta, predatória, individualista, gananciosa e iletrada. Não adianta querer combater a corrupção se o povo é desonesto por natureza. A grande maioria sonega imposto, tem empresa irregular, consome produtos falsificados ou ilegais, usam notas "frias", quando não descaradamente participam de um esquema fraudulento.

Não precisa ir muito longe. Basta um caminhão qualquer que esteja transportando algum produto tombe na estrada que imediatamente inúmeras pessoas se juntam para furtar a carga. E não são ladrões não, são pessoas comuns que de uma hora para outra 'despertam um espírito bandido' dentro de si e com a maior cara-de-pau levam embora a mercadoria.

Isso só para mencionar uma das várias falhas gritantes da cultura brasileira. Não adianta mudar a forma de governo. Ela será corrompida pelo próprio povo. É o que acontece com os governos africanos que promovem política pela sede e pela fome.

A reestruturação total da educação é um caminho para consertar isso, mas é preciso mexer em um vespeiro: A uma reforma profunda na cultura e modo de pensar de um povo.
avatar
Peregrino
Participante
Participante

Mensagens : 30
Data de inscrição : 27/06/2009
Localização : Latitude -23° 32’ e 51” ; Longitude -46° 38’ 10”

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Resoluções inteligentes para políticas decadentes...

Mensagem  Lucas Benetti em Sex Jul 31, 2009 8:45 am

Peregrino, concordo contigo quando disse que os políticos são o reflexo da sociedade, porém se contiarmos com a política atual(entenda-se no sentido da política educacional também), o que está acontecendo é um ciclo de ignorância, e isto, graças a esta democracia. O ciclo consiste no modo atual de eleger políticos: Se é uma população com todos esses aspectos negativos(no meu ponto de vista) que elege os políticos, os políticos 'elegem'(ministros) e 'administram' a sociedade de acordo com seus valores(que, pelo menos por lógica, são o mesmo da maioria da população).
Portanto, seguindo esta lógica, o que se têm é um crescimento de pessoas com esses valores, já que a influência do meio externo é fortíssima.
Já que tirar as pessoas deste ciclo é um problema dos educadores, e sabendo que, no Brasil, eles não estão dando conta disto, não seria o mais correto passarmos a visualizar o problema como se ele estivesse mais em cima, ou seja, mais nos patamares mais difíceis de se mudar, que é, no caso, o modo como se elege os políticos?
Abraços,
L.

Lucas Benetti
Participante
Participante

Mensagens : 41
Data de inscrição : 28/06/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Resoluções inteligentes para políticas decadentes...

Mensagem  Douglas M. em Dom Ago 02, 2009 8:12 pm

Precisamente! A questão cultural é o principal entrave para qualquer mudança relevante na sociedade. Falta-nos ainda uma cultura mais "inteligente"! Observando bem a situação, transformo minha opinião. Um sistema político não poderia deixar de ser maculado por uma sociedade que não está compromissada consigo mesma.

Douglas M.
Participante
Participante

Mensagens : 27
Data de inscrição : 24/07/2009
Idade : 26
Localização : Brasil

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Resoluções inteligentes para políticas decadentes...

Mensagem  Renato em Qua Ago 05, 2009 1:56 am

Jovens, concordo com vocês quanto a questão cultural. Já em relação à questão de "mudanças de forma de governo", todos sabem que, seja qual for a forma de governo haverá sempre:
- 1 classe dominante
- 1 classe de burocratas
- 1 classe média e
- 1 classe de pobres (a plebe)
(e vai continuar assim nos próximos 500 anos, me desculpem a franqueza)
Ou como diz o Antônio Abujamra: "todo romântico tem que se estrepar na vida" Twisted Evil

Vou até postar o vídeo do Plebe Rude aqui (deu um trabalhão para fazer aquele post sobre "O Objeto de Estudo da Sociologia" e o Filipe Galvão nos muda de fórum Very Happy mas tudo bem .... rsrs



Wink Wink Wink
avatar
Renato
Participante Dedicado
Participante Dedicado

Mensagens : 175
Data de inscrição : 27/06/2009
Idade : 46
Localização : Brasil

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Resoluções inteligentes para políticas decadentes...

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum