Últimos assuntos
» Existe livre-arbítrio?
Ter Maio 27, 2014 9:28 am por Renato

» Forum Canal de HIstoria
Dom Fev 26, 2012 4:19 pm por Valisum

» Mudança nas atitudes dos encarregados de educação
Dom Nov 13, 2011 9:10 am por Renato

» Que é Deus? Ele existe? Como?
Sab Nov 12, 2011 7:33 am por Renato

» Darwin e a teoria da evolução
Seg Ago 15, 2011 8:06 pm por Varela

» Fórum Máscaras de Deus - Filosofia Oriental e Espiritualismo Prático
Seg Maio 23, 2011 3:59 am por Renato

» Alpha Centauri - Filosofia Oriental e Espiritualismo
Qui Abr 21, 2011 7:25 am por Renato

» Videos imperdiveis...
Sex Mar 11, 2011 1:06 pm por Renato

» Cartoons Engraçados
Dom Jan 30, 2011 9:18 pm por Renato

Partido Pelos Animais

..::Ensino?! Ahaha, que piada!::..

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

..::Ensino?! Ahaha, que piada!::..

Mensagem  Laura F em Ter Ago 04, 2009 7:46 pm

Ainda não percebi muito bem qual é o “estilo” deste ensino em que estamos.

Passo a explicar-me: imaginemos que eu tenho aptência para fazer rir as pessoas e quero ser comediante ou tirar um curso relacionado com teatro ou cinema ou algo que me valha para ser feliz. Que área é que eu vou escolher? Ensino profissional, não dá lá muito jeito, vai-me ensinar pouco do que eu quero mesmo. Depois, sempre posso escolher artes. Mas artes tem desenho, geometria descritiva etc… e eu também não estou para isso. Como é que me vou sentir? Vou sentir-me pequenina porque os outros têm todo o seu futuro definido e eu não!
Para esses casos, devia haver o chamado “ensino especial”. De um certo modo, eu fujo à regra (regra essa que está incrustada na cabeça de todos…).
Mas para generalizar, devia ser feito o seguinte:
-As turmas deviam ter, no máximo, 7 alunos. Com turmas de 20 e 30 pessoas, qual é o professor, por melhor que seja, que consegue acompanhar os alunos individualmente? Como é que o professor acompanha os alunos brilhantes e os alunos que precisam de mais tempo de estudo e de mais informação, ao mesmo tempo? Os alunos que retêm melhor as coisas não deviam ser obrigados a ter de leccionar a matéria a um ritmo mais lento do que seria de esperar e o contrário também não se devia passar.

-Os testes não deviam ser realizados da forma como são, isto é, no final de cada aula ou de duas em duas aulas, tirava-se 10 minutos e fazia-se um questionário de 5 ou 6 perguntas. Os alunos que não estudam muito saíam beneficiados, poruqe, quando tivessem de se preparar para o exame, seria mais fácil, assim como aconteceria com aqueles que não assimilam a matéria tão rapidamente. Para os alundo que estudam, era a disciplina feita num instante. Agora, digam-me lá: eu tenho 2 testes por período, no máximo, 3 e, por vezes, 1 único teste que vale 60 ou 70% da minha nota. Como é que eu não hei-de ficar nervosa, de não me sentir preparada e de não pensar que a minha nota do período depende daquele teste? Claro que depende!

-Deviam haver reuneões periódicas de encarregados de educação com o director de turma. Ou seja, pelo menos, uma vez por período! Aposto que 80% dos pais deste país mandam, simplesmente, os filhos à escola. Querem lá saber como estão eles!

-Os exames nacionais deveriam ser feitos TODOS OS ANOS, a partir do ensino secundário. Está bem que em Ciências e Tecnologias, fazem exames intermédios de Biologia, Física e matemática. Mas, e as outras áreas? Só se preparam para exames com os exames dos anos anteriores! Nem há provas modelo! Poupem-me.

Portanto, e expostas todas estas ideias, fico com a sensação que este seria o ensino perfeito. Depois, obter-se-iam melhores resultados e o Sócrates ficaria contente. E formar-se-iam melhores cidadãos, de maneira que a taxa de abstenção não seria superior a 70%.

E pronto, é o que penso...

Cumps.
Laura flower

Laura F
Participante
Participante

Ver perfil do usuário

Re: ..::Ensino?! Ahaha, que piada!::..

Mensagem  Douglas M. em Qua Ago 05, 2009 12:02 am

Bom Laura, em um ponto tenho que discordar: Acharia um tanto forçoso um ensino profissional específico para pessoas com aptidões artísticas que não seja o próprio curso de artes (Creio eu, que existem cursos mais específicos que visam aprimorar tais habilidades, particulares.). Mas observemos outros pontos: Conseguir trabalhar como artísta, comediante (como você mesma exemplificou), não há necessidade de qualquer certificado ou formação, mas sim talento. Sendo assim, esse tipo de formação é baseado num auto-aprimoramento, um ensino especifíco para tantas áreas seria bastante oneroso e de pouca valia. Sobre os outros pontos que citaste: Classes com poucos alunos tendem a ser muito mais eficazes e dividir os alunos pelo seu desempenho realmente é bastante interessante. Acompanhamento dos pais e testes mais freqüentes seriam muito bem vindos! Acredito que, além do que propuseste, uma educação em horário integral (coisa que, pelo menos no Brasil, beira a inexistência) e o acréscimo de atividades que aplicassem de forma prática o conhecimento adquirido seria também muito interessante. Esta, além de entreter os alunos, auxilia na escolha profissional. Visando o ensino superior, acho que uma parte das vagas deveria ser destinada a alunos que tiveram melhor desempenho durante sua vida escolar e a outra a alunos que prestariam um concurso. (Não sei se os amigos portugueses estão cientes, mas por aqui temos até cotas nas universidades para negro e índios ¬¬). Enfim, algumas boas idéias podem surgir mas depende do governo aplicá-las, aí começa o verdadeiro problema.

Até breve!

Douglas M.
Participante
Participante

Ver perfil do usuário

Mensagem  Laura F em Qua Ago 05, 2009 1:22 am

Douglas M. escreveu:Enfim, algumas boas idéias podem surgir mas depende do governo aplicá-las, aí começa o verdadeiro problema.

!

as ideias estão lá, Douglas. O problema é mesmo dos governos...

Laura F
Participante
Participante

Ver perfil do usuário

Mensagem  Peregrino em Sex Jan 01, 2010 3:27 pm

Eu acredito que um dos principais problemas que o ensino atravessa está no foco ou objetivo equivocado. Hoje forma-se meros profissionais, e não cidadãos. A meta é o mercado de trabalho e não o indivíduo em si. Um exemplo clássico disso é o que o governo fez com as Escolas Técnicas Federais do Brasil. Eram ótimas escolas, de referência, com 4 anos de ensino muito bem explorados, com alunos cobiçados por várias empresas, por formar profissionais completos, diferenciados e com visão crítica. Hoje tornaram-se centros de cursinhos profissionalizantes rápidos, de 1 ano e meio, que malemal ensina o mínimo para exercer a profissão. E só. E a situação se repete nas faculdades e universidades.

Consequentemente, se o foco é equivocado, a metodologia e conteúdo das escolas sofrem terrivelmente por isso. O acompanhamento individual, a orientação vocacional, as avaliações de aproveitamento e o suporte pedagógico são duramente prejudicados neste sistema de ensino.
Peregrino
Participante
Participante

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: