Últimos assuntos
» Existe livre-arbítrio?
Ter Maio 27, 2014 9:28 am por Renato

» Forum Canal de HIstoria
Dom Fev 26, 2012 4:19 pm por Valisum

» Mudança nas atitudes dos encarregados de educação
Dom Nov 13, 2011 9:10 am por Renato

» Que é Deus? Ele existe? Como?
Sab Nov 12, 2011 7:33 am por Renato

» Darwin e a teoria da evolução
Seg Ago 15, 2011 8:06 pm por Varela

» Fórum Máscaras de Deus - Filosofia Oriental e Espiritualismo Prático
Seg Maio 23, 2011 3:59 am por Renato

» Alpha Centauri - Filosofia Oriental e Espiritualismo
Qui Abr 21, 2011 7:25 am por Renato

» Videos imperdiveis...
Sex Mar 11, 2011 1:06 pm por Renato

» Cartoons Engraçados
Dom Jan 30, 2011 9:18 pm por Renato

Partido Pelos Animais

Sobre o novo fórum

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Sobre o novo fórum

Mensagem  Renato em Sab Jun 27, 2009 1:26 am

Olá Filipe Galvão,
Enfim você e o Albuquerque materializaram a idéia que tinha em vista. Eu pensei todavia, que tudo se tratava de renomear apenas o Fórum Filosofia. Pelo que vejo, parece que mudaram de servidor e reestruturaram todo o fórum criando um outro. Este me parece mais informal.
Gostei do fórum sobre Ciências Naturais e dos fóruns ligados ás ciências sociais.

Se bem que eu gostava do outro fórum, sempre disse que ele era muito bem feito e bem estruturado. Talvez seja uma questão de se acostumar com este.

Só tenho uma nova pergunta: vocês salvaram o banco de dados do outro fórum ou esse aqui começa do zero??
Na verdade tenho outra pergunta: o outro fórum fica ativo ou foi tirado do ar??

Obrigado e parabéns pelo novo fórum. De minha parte vou continuar contribuindo e cooperando dentro do possível, como eu fazia no Fórum Filosofia.

Abraços,

Renato
Renato
Participante Dedicado
Participante Dedicado

Ver perfil do usuário

Re: Sobre o novo fórum

Mensagem  Filipe Galvão em Sab Jun 27, 2009 1:40 am

Olá Renato,

Tivemos finalmente o tempo livre necessário para criar este novo espaço, o servidor parece-nos melhor e o fórum tem instrumentos mais recentes. Inicialmente a ideia era modificar o Fórum Filosofia, após alguma ponderação decidimos começar do zero com uma roupagem e uma variedade de temas mais abrangente. A base de dados ficou por lá, brevemente trancarei o fórum para que ninguém possa continuar a escrever, até mais ver, todos os tópicos continuarão visiveis.

O staff daqui também foi renovado, a juntar-se a mim e ao Albuquerque entrou o Marco Pires, espero que brevemente possamos fazer uma pequena apresentação para o pessoal nos conhecer um pouco melhor.

Espero continuar a vê-lo por cá.

Até já. Wink
Filipe Galvão
Coordenador Principal
Coordenador Principal

Ver perfil do usuário http://pensadores.livreforum.com

Mensagem  Carlos Filipe em Sab Jun 27, 2009 1:55 am

Boas.

Ta muito bom o layout do forum.

E obrigado por terem gosto no que fazem, pois quem participa gosta de estar aqui, também.

Obrigado.
Carlos Filipe
Participante
Participante

Ver perfil do usuário

Mensagem  Renato em Sab Jun 27, 2009 2:07 am

Bom, acho que muitas das discussões que estavam lá serão transpostas para cá ... Very Happy
Filipe, mais uma pergunta: lá no fórum sobre Religião, qual é o tipo de propaganda que não podemos fazer??? Ou seja, eu não posso abrir um tópico sobre Espiritismo ou Catolicismo? gostaria que você explicasse essa parte.
Uma outra pergunta é se, no fórum sobre Ciências Naturais pode-se abrir tópicos falando sobre Astronomia prática (observação do céu) ou só a parte teórica da Astronomia? - como história, ou secções como Cosmologia e Astrofísica...

Obrigado,

Renato
Renato
Participante Dedicado
Participante Dedicado

Ver perfil do usuário

Mensagem  Filipe Galvão em Sab Jun 27, 2009 6:43 pm

Carlos Filipe escreveu:Boas.

Ta muito bom o layout do forum.

E obrigado por terem gosto no que fazem, pois quem participa gosta de estar aqui, também.

Obrigado.

Obrigado Carlos Very Happy
Filipe Galvão
Coordenador Principal
Coordenador Principal

Mensagem  Filipe Galvão em Sab Jun 27, 2009 6:53 pm

Renato escreveu:Bom, acho que muitas das discussões que estavam lá serão transpostas para cá ... Very Happy
Filipe, mais uma pergunta: lá no fórum sobre Religião, qual é o tipo de propaganda que não podemos fazer??? Ou seja, eu não posso abrir um tópico sobre Espiritismo ou Catolicismo? gostaria que você explicasse essa parte.
Uma outra pergunta é se, no fórum sobre Ciências Naturais pode-se abrir tópicos falando sobre Astronomia prática (observação do céu) ou só a parte teórica da Astronomia? - como história, ou secções como Cosmologia e Astrofísica...

Obrigado,

Renato

Renato,

Não quero ver ninguém a vender religião. Uma coisa é colocar um tópico sobre religião, outra completamente diferente é estar a tentar converter leitores. Espero ter sido claro na resposta à sua dúvida.

Desde que não se confunda por exemplo astrologia com ciências naturais, não me parece que haja nenhum problema. A secção das ciências naturais é para tópicos sobre estas, sejam eles teóricos ou não.
Filipe Galvão
Coordenador Principal
Coordenador Principal

Mensagem  Carlos Filipe em Sab Jul 04, 2009 1:32 am

Filipe Galvão escreveu:
Renato escreveu:Bom, acho que muitas das discussões que estavam lá serão transpostas para cá ... Very Happy

Obrigado,

Renato

Renato,

Não quero ver ninguém a vender religião. Uma coisa é colocar um tópico sobre religião, outra completamente diferente é estar a tentar converter leitores. Espero ter sido claro na resposta à sua dúvida.

Desde que não se confunda por exemplo astrologia com ciências naturais, não me parece que haja nenhum problema. A secção das ciências naturais é para tópicos sobre estas, sejam eles teóricos ou não.

Eu acho que para quem se considera ateu, devia ter menos contradição.

Porquê?

A imagem do topo do fórum, representa a glândula pineal do ser humano, que é dita por muitos cientistas, como o passaporte do homem para a espiritualidade e o mundo divino. A imagem, representa isso mesmo, mais basicamente a Lei da Atracção Universal, que é a troca de energia com o Universo e outros seres para o nosso ser e vice-versa.

PS: Apenas uma observação. Para quem não quer "vender" religião, ta aí uma sugestão.
Carlos Filipe
Participante
Participante

Ver perfil do usuário

Mensagem  Renato em Sab Jul 04, 2009 1:39 am

Interessante. Não tinha reparado na glândula pineal retratada na imagem do topo do fórum.
A propósito, tem um vídeo de um cientista falando sobre ela aqui:
http://pensadores.livreforum.com/psicologia-f7/behaviorismo-x-psicologia-existencial-humanista-t11.htm
Renato
Participante Dedicado
Participante Dedicado

Ver perfil do usuário

Mensagem  Filipe Galvão em Dom Jul 05, 2009 11:24 am

Não fui eu que a escolhi mas gostei bastante independentemente do que ela significa.

O fórum não é ateu nem foi feito à minha imagem.
Filipe Galvão
Coordenador Principal
Coordenador Principal

Sobre o anúncio e formato deste fórum

Mensagem  Flavius em Sab Jul 18, 2009 8:02 am

Prezados Filipe Galvão e Filipe de Albuquerque,

este fórum é surpreendente pela temática mais abrangente e pela apresentação em relação ao anterior. Espero que agregue muito mais participantes ativos, e com qualidade, naturalmente.

E é nesse ensejo que gostaria de dar minha opinião. Percebo que o fórum anterior - Logosofia, apresenta mais fluxo de visitantes do que este neste momento. Será que se expuser no Logosofia avisos, ainda que repetidos no alto de cada seção, ou da forma que os senhores acharem melhor, para que o leitor obrigatoriamente se notifique deste novo fórum, não traria mais fluxo aqui? E conhecendo maior amplitude de matérias aqui disponíveis para opinar, esse novo visitante não se sentiria mais estimulado a participar?

Outra dúvida minha é se a figura de abertura acima é de mesma largura entre a margem esquerda e direita do corpo da página, pois no meu Firefox apresenta-se menor, o que dá sensação de assimetria. É uma figura belíssima e acho que uma mesma largura ficaria mais apetecível aos olhos. Talvez seja do mesmo tamanho e a configuração a ser ajustada seja da minha parte, ou seja menor mesmo para poupar peso da figura etc.

Grato pela paciência e por nos permitir esse encontro de pessoas, ainda mais de país que não é do mantenedor e hospedeiro do fórum.
Meu profundo abraço aqui do Brasil, e neste espaço nação única e fraterna na Internet.

Flávio.

Flavius
Participante
Participante

Ver perfil do usuário

Mensagem  Filipe de Albuquerque em Dom Jul 19, 2009 6:29 am

Obrigado Flávio pelas tuas sugestões e pelo interesse com que te dispões em colaborar connosco...
Abraço e até breve ! Wink

Atentamente>FILIPE DE ALBUQUERQUE
Filipe de Albuquerque
Coordenador Principal
Coordenador Principal

Ver perfil do usuário

Mensagem  Renato em Dom Jul 19, 2009 9:25 pm

Flavius escreveu:Prezados Filipe Galvão e Filipe de Albuquerque,

E é nesse ensejo que gostaria de dar minha opinião. Percebo que o fórum anterior - Logosofia, apresenta mais fluxo de visitantes do que este neste momento. Será que se expuser no Logosofia avisos, ainda que repetidos no alto de cada seção, ou da forma que os senhores acharem melhor, para que o leitor obrigatoriamente se notifique deste novo fórum, não traria mais fluxo aqui? E conhecendo maior amplitude de matérias aqui disponíveis para opinar, esse novo visitante não se sentiria mais estimulado a participar?

Flávio.

Bom, eu não ia dizer nada, mas já que o Flávio tocou no assunto...
Na ocasião o Felipe Galvão tinha dito que ia apenas mudar o nome do fórum. Inclusive pediu opiniões aos utilizadores sobre um novo nome para o fórum. O que eu vejo é o seguinte, são dois fóruns distintos, mesmo porque aqueloutro ainda continua funcionando. Existem usuários debatendo alguma coisa lá. Dois fóruns distintos: esse aqui é um espaço para se debater coisas mais informais, ao passo que lá, se discutia Filosofia. Nenhum dos tópicos ou debates sobre Filosofia que tinha lá foram transpostos para cá. Nada sobre Nietzsche, Kant, Marx, Leibnz e assim por diante.

Talvez isso justifique a questão do "fluxo" de utilizadores. Quer dizer, uma parte deles estava querendo discutir Filosofia e nesse sentido aquele espaço era mais adequado. E aqui, como eu disse é um espaço mais informal, para se debater notícias e coisas do dia-a-dia.
Os dois fóruns são ótimos, mas são distintos. Na minha opinião, um não é continuação do outro e não substitui o outro. Essa é a minha opinião.
Renato
Participante Dedicado
Participante Dedicado

Ver perfil do usuário

Mensagem  Flavius em Seg Jul 20, 2009 5:32 am

Renato escreveu:

Bom, eu não ia dizer nada, mas já que o Flávio tocou no assunto...
Na ocasião o Felipe Galvão tinha dito que ia apenas mudar o nome do fórum. Inclusive pediu opiniões aos utilizadores sobre um novo nome para o fórum. O que eu vejo é o seguinte, são dois fóruns distintos, mesmo porque aqueloutro ainda continua funcionando. Existem usuários debatendo alguma coisa lá. Dois fóruns distintos: esse aqui é um espaço para se debater coisas mais informais, ao passo que lá, se discutia Filosofia. Nenhum dos tópicos ou debates sobre Filosofia que tinha lá foram transpostos para cá. Nada sobre Nietzsche, Kant, Marx, Leibnz e assim por diante.

Talvez isso justifique a questão do "fluxo" de utilizadores. Quer dizer, uma parte deles estava querendo discutir Filosofia e nesse sentido aquele espaço era mais adequado. E aqui, como eu disse é um espaço mais informal, para se debater notícias e coisas do dia-a-dia.
Os dois fóruns são ótimos, mas são distintos. Na minha opinião, um não é continuação do outro e não substitui o outro. Essa é a minha opinião.

Olá Renato,

eu fiz o comentário e depois verifiquei melhor o fórum Logosofia. Embora tivesse visto as seções do Logosofia anteriormente, reparei como se fosse da primeira vez que a variedade temática era mais ampla do que imaginava ao comentar.

Concordo que no Crepúsculo dos Deuses a filosofia não ocupa o mesmo peso como no Logosofia. Entretanto o Crepúsculo possibilita todos os assuntos que a Logosofia abraça, sabendo-se a seguinte diferença na estruturação tópica: no Crepúsculo mantém-se Áreas da Filosofia e Correntes Filosóficas e Filósofos, as mesmas do Logosofia, mas como página secundária, pois na página principal sua indicação consta de seção "Filosofia, Psicologia, Sociologia e Antropologia".

Renato, concordando que a filosofia é ênfase do Logosofia, este abre ainda subseções para as áreas filosóficas, assim, por exemplo, em Áreas de Filosofia temos "Epistemologia, Gnosiologia e Lógica, Ética e Moral, Bioética e Ética Aplicada, Politica e Estética, Metafísica e Teologia" no corpo da página principal, o que no Crepúsculo resta como mera indicação temática na página secundária, sem constituir espaço individualizado na estrutura do fórum.

É essa economica estrutural da página principal que dá sensação de maior amplitude temática ao Crepúsculo. No Logosofia a estruturação da filosofia predomina e chega a ocultar a sua variedade de possibilidade temática porque as subseções filosóficas ocupam maior parte da página principal. Além disso, a Sociologia, a Psicologia e a Antropologia ganharam o mesmo "status" da Filosofia no Crepúsculo, tendo sua seção específica, enquanto no Logosofia constituíam todas elas uma mesma seção em "Outros assuntos" da página principal. Enfim, a possibildade de discussão temática é ampla nas duas, e praticamente as mesmas, mas no Crepúsculo elevou-se o peso dos demais temas, diminuindo-se a ênfase dada à filosofia. Os demais temas ganharam maior visibilidade por terem o mesmo nível tópico da seção de filosofia, projetando maior equanimidade, além de aberturas tópicas estruturais para temas como religião, ensino, ciências (para as ciências não sociais), o que no Logosofia caberia discutir em "outros assuntos"

O Filipe Galvão já afirmou que bloqueará futuramente o Logosofia, o que manifesta disposição do prosseguimento somente do Crepúsculo. Entendo que o grande problema para o Crepusculo se consolidar é que ele começa do nada, enquanto o Logosofia é acervo vivo de temas que nós debatemos e construímos, ali se encontram nossas afeições, nossa parte de vida, é acervo dos nossos colegas e interrelações.

Creio que para que a proposta do Filipe Galvão se suceda mais satisfatoriamente, o acervo do Logosofia deveria ser resgatado para o Crepúsculo. Se for possível, penso que seria interessante que aquilo que consta como indicador temático no Crepúsculo e constitui subseção estrutural no Logosofia, constitua subseção também no Crepúsculo, mas sem compor estrutura temática de página principal como no Logosofia. No Crepúsculo, a segunda página onde se indica a seção própria da filosofia, a estrutura tópica é bem pequena, o que permite adotar expansão que existe no Logosofia, bem como refinar também a área de Sociologia e outras ciências sociais. Penso que assim não se perde a mesma importância dada à filosofia pelo Logosofia, além de orientar melhor o participante para a composição e leitura do vastíssimo tema da área filosófica, bem como outras ciências sociais.

Com o acervo resgatado, acho que o Crepúsculo poderia enfim caminhar sem embaraço algum, sem mais divisão dos leitores. É minha humilde opinião.

Flávio.

Flavius
Participante
Participante

Ver perfil do usuário

Mensagem  Renato em Seg Jul 20, 2009 7:17 pm

Olá Flávio, obrigado por paciente e minuciosamente expor a diferença entre os dois fóruns.
Também concordo com você que deveria transpor o acervo de lá para cá.
Mas gente, infelizmente agora eu não posso mais ficar debatendo com vocês pois tenho que ir atrás do meu doutorado. Voltarei logo mais, mas agora infelizmente não dá.
Abraços a todos e bons debates
Renato
Participante Dedicado
Participante Dedicado

Ver perfil do usuário

Mensagem  Filipe Galvão em Ter Ago 18, 2009 9:04 pm

Meus caros, o problema é o tempo.

O fórum é vosso, ajudem a tomar conta dele, criem-lhe um identidade e um rumo, se alguém quiser ser moderador e tiver mais tempo do que estes organizadores têm tido, faça favor de me dizer.

Se têm ideias, ponham-nas em práctica.

Cumprimentos a todos

Filipe Galvão
Filipe Galvão
Coordenador Principal
Coordenador Principal

Mensagem  Renato em Sex Ago 21, 2009 4:18 am

Olha, Filipe,
Para ser franco, acho que todos estamos sem tempo, o que não impede de se participar no fórum.
Todo fórum - salvo exceções - têm três momentos:
1- o momento iniciante, em que ele precisa ganhar credibilidade - assuntos sérios, respeito entre os membros, alto nível de discussão etc.
2- o segundo momento é aquele em que o fórum já está bem estruturado, ou seja, possui já todos os requisitos em 1 e conta com grande número de usuários cadastrados
3- e por fim, vem o momento crucial, em que o fórum se torna uma referência na internet - como é e caso do Cosmofórum - ou ao contrário, o momento em que ele entra em decadência, como é o caso do fórum Projeto Ockham, aonde existe mais de 10 mil usuários cadastrados e ninguém posta nada.
Aqui é um caso à parte: possui todos os requisitos em um, mas não caminha para dois.
Eu, na condição de usuário com maior participação no fórum me sinto limitado em dar prosseguimento para que o fórum caminhe para a situação descrita em 2, uma vez que não há [i]feedback[i] para as mensagens postadas. Se alguém posta ou cria um novo tópico e não há feedback, o usuário ou criador do novo tópico não se sente estimulado a fazer novos posts.
Como você sabe, de minha parte faço o possível para o fórum caminhar, e mais que isso, procuro fazer com que isso aqui se torne um lugar para se fazer amigos.
Fóruns são locais aonde se há disputas por parte de moderadores - já vi isso - ou disputas entre usuários para ver que tem maior número de posts. Não é o caso aqui... aqui eu diria que reina o bem conhecido "silêncio sepulcral".
Você mesmo abriu um importante tópico sobre o porquê da Educação estar sucumbida nos dias de hoje, e no entanto, você que era o autor do tópico só postou uma mensagem dizendo que "perdeu-se o respeito", não fez nenhuma menção sobre as questões sociológicas, políticas e econômicas sobre o porquê da educação estar assim, e, dessa forma, não contribuiu para que se fizesse uma discussão científica em torno do assunto. É uma crítica sim, me desculpe pela franqueza.
E tem também os postadores que respondem com um "também concordo", "estou de acordo com você, fulano" e por aí vai.

Bom, o fórum está aí. Como eu gostaria de postar, debater, aprender e ensinar, mas toda vez que a gente entra aqui não tem nada de novo, então nesse caso, infelizmente não há nada o que se possa fazer.

Em relação a moderadores, essa necessidade se fará premente quando o fórum atingir a situação 2.

Mas está bom. Acho que todo "novo fórum" passa por essas crises. De repente ele deslancha, e se nós não temos tempo de postar num fórum em que se passa até 10 dias se ninguém postar nada, imaginem quando ele estiver com um montante de 2, 3 mil usuários casdastrados e postando cerca de 120 msgs por dia?? aí é que não se terá tempo de postar mesmo Very Happy

Mas - como dizem nós, os brasileiros: estamos aí.
Renato
Participante Dedicado
Participante Dedicado

Ver perfil do usuário

Mensagem  Filipe Galvão em Sex Ago 21, 2009 11:21 pm

Renato, você sabe bem que uma resposta bem fundamentada, com fontes, bons argumentos, etc demora o seu tempo e nem sempre é possivel gastar aqui 30 minutos numa resposta. De qualquer das formas não me pretendo desculpar, é um facto que deveria haver de parte dos administradores mais tempo para o fórum e mais participação, de minha parte tentarei estar mais presente, nem que seja para as tais pequenas mensagens Laughing .
Filipe Galvão
Coordenador Principal
Coordenador Principal

Mensagem  escolhido em Sex Dez 25, 2009 10:27 pm

O anterior fórum está, de alguma forma, disponível para consulta, considerando que tinha já um histórico considerável e interessante de temas e discussão?
Foram mencionados alguns fóruns, neste tópico, mas nenhuma referência ao seus endereços. A visita a outros fóruns, embora se discuta muito sobre tempo disponível, que é sempre relativo, contribui para o desenvolvimento da discussão e, por ai, da ascensão dos melhores sítios.
Espero a vossa ajuda neste assunto.
Obrigado.
escolhido
escolhido
Participante
Participante

Localização : 3º calhau ou planeta a contar de uma pequena luz ou caldeirão cósmico a que chamamos SOL.

Ver perfil do usuário http://www.alegoriadarepublica.blogspot.com

Mensagem  Peregrino em Qui Dez 31, 2009 1:03 am

Filipe Galvão escreveu:Renato, você sabe bem que uma resposta bem fundamentada, com fontes, bons argumentos, etc demora o seu tempo e nem sempre é possivel gastar aqui 30 minutos numa resposta. De qualquer das formas não me pretendo desculpar, é um facto que deveria haver de parte dos administradores mais tempo para o fórum e mais participação, de minha parte tentarei estar mais presente, nem que seja para as tais pequenas mensagens Laughing .

Aproveitando a deixa, como está a migração do pessoal que participava do fórum anterior?
Peregrino
Participante
Participante

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: